terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bob Marley

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos.
Nasceu a 6 de Fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, filho de Norval Marley, um militar branco inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país.
Marley começou as suas experimentações musicais com o ska (um estilo musical jamaicano desenvolvido entre o final dos anos 50 e o início dos anos 60, combinando elementos do swing e do mento com o jazz e o rhythm and blues americano) e passou aos poucos para o reggae (estilo de musica originário da Jamaica) enquanto o estilo se desenvolvia.
Em Julho de 1977 Marley descobriu uma ferida num dedo do seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e a sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correcto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de cancro da pele, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a amputar ter o dedo, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingénuos, fingindo ter o poder de curar (para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo). Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. No entanto o cancro espalhou-se para o cerebro, pulmões e estomago. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para de tratar, não obtendo resultados.
Faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de Maio de 1981 em Miami, Florida, aos 36 anos. O seu funeral na Jamaica foi uma cerimónia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Junto com o corpo foram enterrados a sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com marijuana, um sino e uma Biblia.



0 comentários: