sábado, 11 de dezembro de 2010

Manoel de Oliveira celebra hoje 102 anos

O realizador português Manoel de Oliveira celebra hoje 102 anos, em família e a descansar.
Fonte da família explicou à agência Lusa que Manoel de Oliveira passará um dia recatado, com um jantar em família e com filhos, netos e bisnetos a celebrarem a longevidade do mais velho realizador mundo ainda a trabalhar.
Já lá vão quase oitenta anos desde que Manoel de Oliveira, então com 23 anos, estreou a curta-metragem documental Douro, faina fluvial, um fresco mudo, a preto e branco, sobre a relação do Porto com o rio Douro.Esse filme foi feito com uma câmara de filmar oferecida pelo pai e com a ajuda do amigo e fotógrafo António Mendes.
A estreia desse filme aconteceu a 19 de Setembro de 1931, no mesmo dia em que morreu Aurélio da Paz dos Reis, considerado o pai do cinema português.
Agora, que Manoel de Oliveira tem 102 anos e que o cinema já é também em 3D, Douro, faina fluvial voltou pela primeira vez às salas comerciais restaurado e remasterizado a acompanhar a exibição de um dos mais conhecidos filmes dele, Aniki Bobó (1942).
Aos 102 anos, o passado teima em estar presente quando se fala de Manoel de Oliveira, mas o realizador defende que a "própria vida não tem nada de original".

0 comentários: