domingo, 12 de setembro de 2010

Gran Torino

Pois então... Gran Torino estreou em 2008, mas confesso que nunca lhe dei a devida atenção. Dou a devida importância ao sr. Eastwood, mas apenas hoje me dediquei a ver o filme. Devo confessar que como amante de carros antigos, o carro que dá o nome ao filme - um Ford Gran Torino Sport de 1972 - é fenomenal, assim com o filme, o qual aconselho a quem ainda não viu.
Assim sendo, Gran Torino é um drama dirigido e produzido por Clint Eastwood, Bill Gerber e Robert Lorenz em 2008, sendo Eastwood também o actor principal, representando Walt Kowalski, um polaco-americano veterano da Guerra da Coreia. Tem problemas familiares, realçados após a morte da esposa. Após tornar-se viúvo, continua a morar em sua casa, contrariando os filhos.
Sozinho em um bairro dos subúrbios de Detroit, nutre antipatia por seus vizinhos asiáticos, xenofobia que ele trouxe da guerra.
No entanto a sua rotina muda após aproximar-se de dois jovens moradores desta casa, os irmãos Sue e Thao que o introduzem à cultura hmong, etnia do Sudeste Asiático da qual fazem parte. 
Thao, garoto inteligente mas tímido, conhece Kowalski após tentar roubar-lhe o carro, um Gran Torino Sport de 1972, a pedido da gangue hmong liderada pelo seu primo, que o pressiona a se juntar a ele.
Com o tempo, Walt passa a desenvolver afeição pelo garoto e procura incentivá-lo a procurar um emprego honesto e afastar-se das más influências. A gangue do primo de Thao continua a aterrorizar a ele e a sua família e não se intimida com as ameaças de Walt, o que os levarão às últimas consequências.

0 comentários: