segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tributo a José Saramago

O dia 18 de Junho de 2010 ficou marcado na memória dos portugueses pela morte do prestigiado escritor José Saramago. Apesar de ter passado já um mês, não posso deixar de prestar uma homenagem a este senhor.
O escritor José Saramago, o primeiro autor português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, deixou um legado cultural que não se restringe apenas à Literatura. Algumas das suas obras foram adaptadas, por realizadores de diferentes países, ao cinema.
Através de curtas e longas-metragens o cinema presta a sua homenagem Saramago que, através das suas obras, levou a literatura portuguesa a vários países do mundo.

A Jangada de Pedra (2002)
Com realização do francês George Sluizer, A Jangada de Pedra foi a primeira obra de José Saramago a ser adaptada para as telas de cinema. Uma gigante fenda abre-se entre Espanha e França, e a Península Ibérica fica à deriva, é uma gigante jangada de pedra sobre o Atlântico. Diogo Infante, Ana Padrão, Francisco Luppi e Gabino Diego foram alguns dos actores que participaram no filme que retrata a história da obra de 1986.


A maior flôr do mundo (2007)
Uma curta-metragem de animação realizada por Juan Pablo Etcheverry. Adaptada do conto infantil A Maior Flor do Mundo, cuja obra foi editada em Portugal com ilustrações de João Caetano, esta curta-metragem de dez minutos contou com a narração do próprio José Saramago. A história das personagens, feitas de plasticina, é acompanhada pela música de Emilio Aragón, interpretada pela Orquestra Sinfónica de Tenerife.





Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
Ensaio Sobre a Cegueira - Blindness, do realizador brasileiro Fernando Meirelles, foi a 3.ª adaptação para o cinema de uma obra do autor português. É numa cidade destruída por uma epidemia de “cegueira branca” que se desenrola a acção. Um hospital que recebe todos os infectados é o sítio onde, por detrás da cegueira, muito da realidade humana se vê. Blindness contou com as interpretações de, entre outros, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover e Gael García Bernal.


Embargo (2010)
O filme de António Ferreira foi a última adaptação cinematográfica a uma obra do prestigiado escritor. Uma invenção promete revolucionar o mundo do calçado, Nuno é o homem que criou um digitalizador de pés. Obcecado com a venda da sua máquina, o homem que trabalha numa roulotte de bifanas deixa passar a oportunidade de produzir o seu invento, embargando a sua vida. Baseado no conto homónimo do autor, o filme tem estreia marcada para o dia 30 de Setembro de 2010.


0 comentários: