sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson - R.I.P.

Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de Agosto de 1958 – Los Angeles, 25 de Junho de 2009) foi cantor, compositor, actor, publicitário, escritor, produtor, director, dançarino, instrumentista e empresário.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5. Apelidado nos anos seguintes de "King of Pop", cinco dos seus álbuns tornaram-se os mais vendidos de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I (1995).
Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk.
O seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.
Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes no "Rock And Roll Hall of Fame", os seus prémios incluem uma série de recordes do Guinness - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreira solo, seis Grammys com The Jacksons, 41 canções a chegar ao tops como cantor solo e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente. A sua vida, constantemente nos jornais, somada a uma carreira de muito sucesso como rock superstar fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas. Nos últimos anos, foi citado como o homem mais conhecido mundialmente.
Reconhecido pelo seu talento, mas também pela sua excentricidade, Michael Jackson deixa marcas profundas no panorama musical mundial, morrendo a
25 de Junho de 2009 em circunstâncias ainda por apurar, sem dinheiro, e com dívidas que ascendem aos 500 milhões de dólares (cerca de 350 milhões de euros).


0 comentários: