segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Em memória de Freddie Mercury

Não poderia deixar passar esta data sem falar de Freddie Mercury. Faz hoje dezassete anos que o mundo recebeu a noticia da morte do que é hoje considerado como um dos melhores cantores de sempre.
Freddie Mercury, nome artístico de Farokh Bommi Bulsara, nascido na ilha Zanzibar (pertencia à colonia britanica, hoje à Tanzânia - Africa Oriental) a 5 de Setembro de 1946, deu-se a conhecer ao mundo como vocalista da banda de rock britânica "Queen". Foi educado na St. Peter Boarding School na India, onde deu os seus primeiros passos na música, ao ter aulas de piano.
Em 1964, tinha Mercury dezoito anos, ele e a família mudaram-se para Inglaterra devido a uma revolução em Zanzibar. Lá diplomou-se em "Design Gráfico e Artístico", conhecimento que se iria mostrar útil mais tarde ao projectar o famoso símbolo da banda.
Na faculdade, conheceu o baixista Tim Staffel, que tinha uma banda na faculdade chamada Smile, na qual Brian May era guitarrista e Roger Taylor baterista.
Em Abril de 1970, Tim deixa o grupo e Freddie acaba como vocalista da banda que passa a chamar-se Queen. Freddie decide então mudar o seu nome para Mercury e conhece Mary Austin, com quem viveu cinco anos e assumiu sua orientação sexual (bissexual), e os dois mantiveram forte amizade até o fim de sua vida.
Em 1991 surgiam rumores que Mercury tinha SIDA, que se confirmaram numa declaração feita por si mesmo a 23 de Novembro, um dia antes de morrer, vindo a falecer na noite de 24 de Novembro de 1991 em sua propria casa. A sua morte causou repercussão e tristeza em todo o mundo. O corpo de Freddie Mercury foi cremado e por isso infelizmente não existe tumulo para que o seus fãs possam visitar.


0 comentários: