sábado, 27 de fevereiro de 2010

Die Hard 5

Bruce Willis já fez saber que pretende dar início às gravações de um quinto filme da saga Die Hard, em 2011. Apesar de não revelar pormenores, o actor adiantou à televisão norte-americana que voltará a dar vida ao protagonista John McClane.
Para assumir a realização da película, Bruce Willis revelou a sua preferência por Len Wiseman.
Willis teve o seu primeiro êxito cinematográfico em 1988 com Die Hard e manteve uma carreira sempre no topo até aos dias de hoje. Armaggedon, Pulp Fiction e O Quinto Elemento são outras das longas-metragens que o celebrizaram. Mais recentemente, tivemos oportunidade de ver o actor em Surrogates.



Freddy Krueger 2010

Jackie Earle Haley é o novo Freddie Krueger, numa reimaginação das aventuras do assassino dos sonhos dos adolescentes de Elm Street. O filme tem estreia internacional marcada para o final de Abril.
Tal como sucedeu com Halloween, Massacre no Texas e Sexta-Feira 13, também a série de filmes de terror do protagonista carismático que se iniciou em 1984 com Pesadelo em Elm Street está a ser alvo de uma reinvenção para o século XXI. Trata-se de uma tentativa de actualizar as aventuras do assassino de rosto desfigurado e lâminas nas luvas que mata adolescentes nos respectivos sonhos, para, se tudo correr bem, arrancar a partir daí uma nova série de fitas com a personagem.
O filme é produzido pela Platinum Dunes de Michael Bay, responsáveis pelas novas versões de Massacre no Texas (2003), Amityville - A Mansão do Diabo (2005), Terror na Auto-Estrada»(2007) e Sexta-Feira 13 (2009).
Atrás das câmaras está Samuel Bayer, que se estreia aqui na realização de longas-metragens mas tem já carreira extensa na área dos videoclips, e como Freddy Krueger há um novo nome a substituir o de Robert Englund: Jackie Earle Haley, que deu recentemente nas vistas como o pedófilo de Pecados Íntimos e o anti-herói Rorschach de Watchmen - Os Guardiões.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Avatar vs Gone with the Wind

Apesar dos recordes, Avatar está longe de ser o filme mais visto do mundo.
Em bilheteiras, ele é o que mais vendeu no mundo. Mas Gone with the Wind (E tudo o vento levou), clássico de 1939, é líder em número de espectadores.
Avatar consolidou-se como o novo marco comercial da indústria para este início de século. Desde a sua estreia, em Dezembro de 2009, o épico futurista de James Cameron já coleccionou uma série de recordes de desempenho e tornou-se oficialmente o filme que mais arrecadou. O recorde teve um gostinho especial para James Cameron, pois foi marcado em cima de outro filme seu, o gigante Titanic, que permanecia intacto no trono desde 1998.
Os números são de facto impressionantes, pois não é fácil um blockbuster romper a barreira dos 500 milhões de dólares nas bilheteiras norte-americanas, ainda mais quando se trata de uma franquia totalmente inédita. Mas, quando se olha por outro lado, o do número de pessoas que efectivamente compraram os seus ingressos e entraram numa sala de cinema para assistir ao filme, Avatar está ainda a léguas de distância do campeão absoluto desde 1939, o clássico Gone with the Wind.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010

O maior festival de cinema em Portugal está de parabéns: o Fantasporto assinala 30 anos em 2010 e a edição deste ano que arrancou no dia 22 de Fevereiro e que decorre até 7 de Março, promete mais de 400 longas-metragens e 1300 curtas.
Além das habituais secções oficiais competitivas - Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores e Orient Express - o certame fará uma retrospectiva do cineasta português Luís Galvão Teles, homenageará a cinematogria francesa com um vasto ciclo, e, já na quarta e quinta-feira, realizará dois workshops com grandes nomes dos efeitos visuais: David Mart («O Labirinto do Fauno») e Colin Arthur («2001 – Uma Odisseia no Espaço»).
A organização espera entre 65 a 70 mil visitantes nos 15 dias de certame. Quanto aos convidados, Beatriz Pacheco Pereira, directora do festival, assegurou que quase todos os actores e realizadores dos filmes em competição vão estar presentes no Fantasporto.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Code Geass - Lelouch Of The Rebellion

Code Geass - Lelouch Of The Rebellion é uma série anime japonesa de 2006 com 25 episódios criado pela Sunrise, dirigida por Gorō Taniguchi e escrita por Ichirō Ōkouchi, ambos tendo anteriormente trabalhado em outra série da Sunrise, chamado Planetes.
Em 10 Agosto de 2010, o Santo Império de Britânia superou as forças Japonesas e conquistaram o país com seus armamentos robóticos, os Knightmare Frames, em menos de um mês. O Japão perdeu sua liberdade e direitos e passou a ser chamado de Área 11. Os cidadãos Japoneses, chamados agora de "Elevens", foram forçados a viver em comunidades, enquanto Britanians vivem em locais de primeira-classe. Os rebeldes japoneses persistiram, para mais tarde, formarem organizações japonesas para lutar contra o império e consequentemente, a independência do Japão.
Enquanto isso, houve um atentado contra a mulher e a filha do Imperador da Britania, porém, depois de saber sobre isso, ele nada fez para perseguir os terroristas. Então surge um jovem garoto chamado Lelouch, insatisfeito com a morte inexplicável de sua mãe e a deficiencia de sua irmã, deseja encontrar os culpados por tudo isto e descobrir o porquê de seu pai não ter feito nada na situação, porém depois do atentado ele teve que se mudar para o Japão. Sete anos mais tarde, na Area 11, ele encontrou uma misteriosa garota que lhe deu um poder: Geass. Com isso, ele finalmente teve o poder que precisava para derrotar Britania e cumprir seus dois objectivos: para vingar a morte de sua mãe e construir um mundo onde sua adorável irmã possa viver feliz.



Death Note

Death Note é uma série de manga escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Foi publicada pela revista semanal Shonen Jump, de Janeiro de 2004 a Maio de 2006, totalizando 108 capítulos compilados em 12 volumes. Death Note conta a história de Light Yagami, um aluno exemplar encontra um caderno que causa a morte à pessoa cujo nome for escrito nele.
A série foi adaptada em três longa-metragens live-action pela Warner Bros japonesa, e contava a primeira saga da manga. O primeiro filme foi lançado em 17 de Junho e o segundo em 3 de Novembro de 2006 no Japão. Existe um terceiro filme que se chama L Changes the World, que foca na história de L no anime. Este é um spin-off da série.
De 3 de Outubro de 2006 à 26 de Junho de 2007 foi ao ar no canal Nippon TV, a série de anime baseada no manga, animada pelo estúdio Madhouse.
Também foi feita uma adaptação para uma light novel escrita por Ishin Nishio, com ilustrações de Takeshi Obata, intitulada Death Note: Another Note Los Angeles BB Renzoku Satsujin Jiken lançada em 1º de Agosto de 2006 pela Shueisha.



A vida de Kurt Cobain

Existem muitos filmes onde a vida e carreira de Kurt Cobain representam o papel principal, mas Oren Moverman promete fazer um o mais autêntico possível. O realizador de The Messenger pegou num projecto antigo acerca do lendário vocalista dos Nirvana e vai realizar o filme pelo qual os fãs há muito esperam.
A banda Nirvana fundada no ano de 1986 em Aberdeen (Washington), nos Estados Unidos da América, viu a sua música inspirada no punk rock, no rock alternativo, no Heavy Metal, e no New Wave sendo chamada grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo desfez-se em 1994 com a morte do seu líder e vocalista, Kurt Cobain. Foram considerados como a maior banda grunge da história e uma das maiores da história do rock.
O filme vai inspirar-se no material sobre a vida, obra e morte de Kurt Cobain contido na obra de Charles R. Cross “Heavier Than Heaven: A Biography of Kurt Cobain”. Recorde-se que a Universal adquiriu os direitos biográficos, tanto de Cobain como da sua viúva, Courtney Love, produtora executiva do filme.
Fica a dúvida acerca do actor que terá a árdua e ousada tarefa de dar vida a um dos maiores e mais importantes símbolos da música dos nossos tempos.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

The Crow

Segundo Stephen Norringhton o primeiro esforço de guião poderá surgir ainda este mês, mas outros factores ainda pesam. De acordo com o argumentista/director, é necessário sondar os interesses dos actores, e nada pode ser tido como absoluto. Norringhton, que já dirigiu duas adaptações dos quadrinhos para o cinema - Blade e A Liga Extraordinária – assume o Corvo como ambição primordial. Abdica mesmo do seu projecto The Lost Patrol, um filme de suspense sobrenatural da Segunda Guerra Mundial. O Corvo foi criado em 1989, por James O'Barr, e mostra a história de um jovem chamado Eric Draven, que assume a identidade do Corvo para vingar a morte da sua noiva. A história ganhou uma primeira adaptação em 1994, pelas mãos de Alex Proyas, com Brandon Lee, no papel principal. A partir daí vieram três sequências, nenhuma delas digna de nota. O Corvo tem muito potencial, mas será que Norringhton terá apetência para o explorar?
Em Outubro do ano passado tinham anunciado o recomeço da saga O Corvo; agora já revelam a informação de que as rodagens começam na Primavera.



sábado, 13 de fevereiro de 2010

Saw VII Endgame

Quando se pensava que seriam produzidos, pelo menos, oito filmes da saga Saw, Patrick Melton defende que a sua franchise conhecerá o seu final em Saw VII. E se falarmos de Matt Horn e de David Murphy, os redactores do guião de Saw IV, Saw V e "Saw VI, ouvimos um "fim" categórico da saga Saw. Quanto às razões que ditarão a capitulação de Saw, o guionista admitiu que a última produção não correu muito bem.
Saw VII começou a sua produção em Fevereiro. Esta sétima aplicação do horror da franchise será vista por Tobin Bell, o qual voltará a assumir o papel de serial Killer, mais conhecido como Jigsaw.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Daredevil 2

A 20th century Fox contratou o argumentista David Scarpa, dos filmes O Dia em que a Terra Parou e A Última Fortaleza, para escrever o argumento do filme Demolidor 2. O novo filme vai reiniciar a história do personagem e ignorar completamente os acontecimentos do projecto cinematográfico de 2003 que tinha Ben Affleck como protagonista. A Fox resolveu dar início à produção da longa-metragem porque se não o fizesse poderia perder os direitos sobre a personagem. Mas a verdade é que Demolidor - O Homem Sem Medo, lançado em 2003, foi uma das piores adaptações de banda desenhada para os cinemas, por isso espera-se que este segundo filme seja completamente diferente e que consiga satisfazer os espectadores. A produção do filme vai ser comandada por Peter Chernin e a estreia ainda não tem data definida.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Clash of the Titans

Para quem não conhece a história, ou para quem anseia pelo remake de "Confronto de Titãs", este trailer promete aumentar ainda mais a curiosidade para o filme. O filho mortal do Deus Zeus embarca numa aventura para salvar a terra, num filme que conta com as participações de Sam Worthington como Perseus, Liam Neeson como Zeus e Ralph Fiennes como Hades, entre outros.
Realizado por Louis Leterrier e adaptado por Travis Beacham e Phil Hay, esta aventura mitológica promete ser um dos maiores projectos de 2010. A estreia nos Estados Unidos será em Março, sendo que em Portugal ainda não foi definida data.



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fast and the Furious 5

Será uma boa notícia para os fãs dos anteriores filmes, e principalmente para aqueles que acham que a equipa de sonho deste é com Vin Diesel e Paul Walker. Segundo a Variety, os dois actores voltarão a fazer parte do filme, que se chamará "Fast Five", e com eles regressam o realizador Justin Lin, que realizou os dois filmes anteriores, e o produtor Neil Moritz.
Desta vez, Diesel e Walker serão fugitivos da polícia, pelo que o filme promete bastante acção e velocidade, como já nos habituou.
"Fast and Furious" foi dos filmes que mais receitas gerou à Universal, pelo que o mesmo é esperado com este regresso.



sábado, 6 de fevereiro de 2010

Novos filmes de Watchmen

A famosa banda-desenhada que originou o filme estreado no ano passado, por Zack Snyder, poderá ver originadas algumas prequelas e spin-offs.
O filme pode não ter tido um sucesso igual à banda-desenhada original, mas Zack Snyder foi largamente aplaudido pelos seguidores da história e mesmo por quem não a conhecia. Watchmen é das mais rentáveis e conhecidas bandas-desenhadas de sempre, escrita por Alan Moore, e reúne inúmeros fãs por todo o mundo, que admiram a escrita do autor e a construção do livro.
Fãs estes que neste momento, não estão muito contentes com o rumor de que de Watchmen poderão surgir várias outras histórias e até mesmo um filme.
A banda desenhada é tida como única e intocável, pelo que toda a gente receia o que poderá estar a caminho e acusam a DC Comics de ganância e tentarem rentabilizar a todo o custo a marca Watchmen. Alan Moore não terá nada a ver com isto, até porque há muito tempo, ainda antes do filme, que o escritor dissociou a sua imagem da de Watchmen, não querendo estar sequer envolvido no processo deste.
O certo é que, aquando da estreia do filme, os actores afirmaram ter contrato para possíveis sequelas, pelo que, a confirmar-se o rumor, pelo menos, estes manter-se-ão fiéis.



The Lost Symbol

Depois dos filmes Código Da Vinci e Anjos e Demónios, a Columbia Pictures já decidiu que vai realizar a adaptação do terceiro capítulo das aventuras escritas por Dan Brown.
Especula-se que o argumentista Steven Knight vai ficar encarregue pela adaptação de The Lost Symbol para os cinemas.
Já o actor Tom Hanks que interpretou a personagem Robert Langdon nos dois últimos filmes da saga, ainda não confirmou a sua participação na sequela, ainda que se espere que ele faça parte do elenco.
No livro The Lost Symbol quando o mentor de Langdon, Peter Solomon, é sequestrado, o personagem percebe que a única maneira de salvá-lo é aceitar seu convite místico e segui-lo até onde for preciso. Langdon então imerge num mundo de segredos maçónicos, histórias ocultas e lugares nunca antes vistos na história, sendo que tudo o vai arrastar para uma única e inconcebível verdade.Depois do grande sucesso dos filmes anteriores, espera-se que este último não decepcione os espectadores e que se traduza num novo sucesso de bilheteiras.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lost - última temporada

A sexta e última temporada de Lost chega ao nosso país, através do canal FOX. Os dois primeiros episódios chegam no dia nove de Fevereiro, às 22h20, mas antes disso, os fãs da série poderão assistir a um emocionante episódio especial: “Perdidos: O Capítulo Final”, com início às 21h30. De acordo com o presidente da ABC Entertainment, Stephen McPherson, a última temporada de Lost vai revelar um final chocante e inesperado com o mais apropriado e criativo desfecho para a série que conquistou elevadas audiências em todo o mundo. Quando o voo 815 da Oceanic Airlines se despenhou numa ilha no meio do Pacífico e a cada sobrevivente foi dada a escolha de viver em comunidade ou morrer sozinho, ao longo de cinco temporadas todos eles tomaram um caminho, em alguns casos por vontade própria, noutros por imposição. Agora, o mistério que alimenta Lost continua, prevendo-se uma temporada em que nada voltará a ser como antes e em que todas as perguntas vão encontrar, finalmente, uma resposta lógica. Lost é dos criadores J.J. Abrams, Jeffrey Lieber e Damon Lindelof também eles produtores executivos em conjunto com Bryan Burk, Jack Bender e Carlton Cuse. A série é uma produção da ABC Studios.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Nomeados aos Óscares


As nomeações para a 82ª cerimónia dos Óscares foram hoje conhecidas. Fica aqui a lista completa de candidatos ao prémio da estatueta dourada.

Melhor Filme
Up - Altamente! - Pete Docter
Nas Nuvens - Jason Reitman
Avatar - James Cameron
The Blind Side - John Lee Hancock
Distrito 9 - Neill Blomkamp
Uma Outra Educação - Lone Scherfig
Estado de Guerra - Kathryn Bigelow
Sacanas Sem Lei - Quentin Tarantino
Precious - Lee Daniels
Um Homem Sério - Ethan e Joel Coen

Melhor Realizador
James Cameron - Avatar
Jason Reitman - Nas Nuvens
Kathryn Bigelow - Estado de Guerra
Quentin Tarantino - Sacanas Sem Lei
Lee Daniels - Precious

Melhor Actor
Jeff Bridges - Crazy Heart
George Clooney - Nas Nuvens
Colin Firth - A Single Man
Morgan Freeman - Invictus
Jeremy Renner - Estado de Guerra

Melhor Actriz
Sandra Bullock - The Blind Side
Helen Mirren - The Last Station
Carey Mulligan - Uma Outra Educação
Gabourey Sidibe - Precious
Meryl Streep - Julie & Julia

Melhor Actor Secundário
Matt Damon - Invictus
Woody Harrelson - The Messenger
Christopher Plummer - The Last Station
Stanley Tucci - Visto do Céu
Christoph Waltz - Sacanas Sem Lei

Melhor Actriz Secundária
Penélope Cruz - Nove
Vera Farmiga - Nas Nuvens
Maggie Gyllenhaal - Crazy Heart
Anna Kendrick - Nas Nuvens
Mo’Nique - Precious

Melhor Argumento Original
Estado de Guerra - Mark Boal
Sacanas Sem Lei - Quentin Tarantino
The Messenger - Alessandro Camon e Oren Moverman
Um Homem Sério - Joel Coen e Ethan Coen
Up - Altamente! - Bob Peterson e Pete Docter

Melhor Argumento Adaptado
Distrito 9 - Neill Blomkamp and Terri Tatchell
Uma Outra Educação - Nick Hornby
In The Loop - Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci, Tony Roche
Precious - Geoffrey Fletcher
Nas Nuvens - Jason Reitman e Sheldon Turner

Melhor Longa-metragem de Animação
Coraline - Henry Selick
Fantástico Sr. Raposo - Wes Anderson
A Princesa e o Sapo - John Musker and Ron Clements
The Secret of Kells - Tomm Moore
Up-Altamente! - Pete Docter

Melhor Filme de Língua Estrangeira
O Laço Branco - Alemanha
Um Profeta - França
The Milk of Sorrow - Peru
Ajami - Israel
El Secreto de Sus Ojos - Argentina

Melhor Direcção Artística
Avatar
Parnassus - O Homem que queria enganar o Diabo
Nove
Sherlock Holmes
A Jovem Vitória

Melhor Fotografia
Avatar
Estado de Guerra
Harry Potter e o Príncipe Misterioso
Sacanas Sem Lei
O Laço Branco

Melhor Guarda-Roupa
Bright Star - Estrela Cintilante
Coco Avant Chanel
Parnassus - O Homem que queria enganar o Diabo
Nove
A Jovem Vitória

Melhor Montagem
Avatar
Distrito 9
Estado de Guerra
Sacanas Sem Lei
Precious

Melhor Caracterização
Il Divo
Star Trek
A Jovem Vitória

Melhor Banda-sonora Original
Avatar - James Horner
Fantástico Sr. Raposo - Alexandre Desplat
Estado de Guerra - Marco Beltrami and Buck Sanders
Sherlock Holmes - Hans Zimmer
Up-Altamente! - Michael Giacchino

Melhor Canção Original
Almost There - A Princesa e o Sapo - Música e Letra de Randy Newman
Down in New Orleans - A Princesa e o Sapo - Música e Letra de Randy Newman
Loin de Paname - Paris 36 - Música de Reinhardt Wagner e letra de Frank Thomas
Take It All - Nove - Música e letra de Maury Yeston
The Weary Kind - Crazy Heart - Música e letra de Ryan Bingham e T Bone Burnett

Melhores Efeitos Sonoros
Avatar
Estado de Guerra
Sacanas Sem Lei
Star Trek
Up-Altamente!

Melhor Som
Avatar
Estado de Guerra
Sacanas Sem Lei
Star Trek
Transformers-Retaliação

Melhores Efeitos Visuais
Avatar
Distrito 9
Star Trek

Melhor Documentário - Longa-metragem
Burma VJ - Anders Østergaard e Lise Lense-Møller
The Cove - A Baía da Vergonha
Food, Inc. - Robert Kenner e Elise Pearlstein
The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers - Judith Ehrlich e Rick Goldsmith
Which Way Home - Rebecca Cammisa

Melhor Documentário - Curta-metragem
China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province - Jon Alpert and Matthew O’Neill
The Last Campaign of Governor Booth Gardner - Daniel Junge e Henry Ansbacher
The Last Truck: Closing of a GM Plant - Steven Bognar e Julia Reichert
Music by Prudence - Roger Ross Williams and Elinor Burkett
Rabbit à la Berlin - Bartek Konopka and Anna Wydra

Melhor Curta-metragem de Animação
French Roast - Fabrice O. Joubert
Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty - Nicky Phelan e Darragh O’Connell
The Lady and the Reaper (La Dama y la Muerte) - Javier Recio Gracia
Logorama - Nicolas Schmerkin
A Matter of Loaf and Death - Nick Park

Melhor Curta-metragem de Imagem Real
The Door - Juanita Wilson e James Flynn
Instead of Abracadabra - Patrik Eklund e Mathias Fjellström
Kavi - Gregg Helvey
Miracle Fish - Luke Doolan e Drew Bailey
The New Tenants - Joachim Back e Tivi Magnusson

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Avatar - Pandora Discovered

Sigourney Weaver narra este primeiro olhar ao mundo do épico de James Cameron - Avatar - onde podemos aprender um pouco sobre o sistema solar Alpha Centuri, sobre o planeta Pandora, a sua fauna e flora.
Para quem não viu o filme, este vídeo servirá para mostrar o que o espectador terá pela frente ao ver Avatar; por outro lado para quem já viu o filme, certamente servirá para esclarecer alguns pormenores relativos há historia da película.
De uma maneira ou outra é um vídeo a não perder...



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Orlando Bloom falha Pirata das Caraíbas 4

Recordando que o actor interpretou Will Turner nos primeiros três filmes, Bloom já não sente interesse em fazer parte do quarto capítulo, que começa já na próxima Primavera no Havai. Keira Knightley anunciou já em 2008 que os dias de pirata estão acabados, o que deslocou uma elevada especulação em torno de Bloom. O actor defendeu que não irá actuar lado a lado com Johnny Depp em 2010, em Piratas das Caraíbas 4. Segundo o actor Will Turner deverá estar a nadar com os peixes no fundo do oceano. "Tive uma experiência fantástica nesses filmes. Só queria mesmo fazer algo de diferente", assume. Porém, Orlando Bloom deixa em tom de confissão que se encontra ansioso por ver a sequela do filme, que será dirigida pelo realizador de Nine e de Chicago, Rob Marshall. "Acho que será mesmo surpreendente. O quer que Johny Depp faz, eu penso que é excelente", refere.